Evite ser barrado

Qual a quantidade de café permitida numa viagem para a Austrália? O que se pode levar na mala para a terra do Tio Sam? Todas essas questões e outras revelam as restrições dos países estrangeiros, o que pode tornar-se um sério problema se o viajante não estiver bem informado.

Quem viajar a Sydney, na Austrália, por exemplo, precisa certificar-se de declarar quase todo tipo de material levado na bagagem. A maior ilha da Oceania é um dos países mais severos na proibição da entrada de produtos no seu território. Feijão, sementes em geral, vegetais, ovos, derivados de leite, carne de porco e de vaca, plantas, entre outros, são ítens vetados em solo australiano.

Grã-Bretanha - No Reino Unido o turista sofre restrição e até proibição ao entrar com drogas, armas de fogo, munição, explosivos, produtos pornográficos, animais domésticos, plantas e animais protegidos. A lei aplica-se também para derivados dos animais em risco de extinção. Como cintos ou sapatos de jacaré, peças de marfim etc.

Os EUA também restringem uma série de itens - animais, carnes, comida, frutas e remédios que precisam de prescrição médica.

Na França a legislação é mais liberal. Além de armas de fogo, materiais inflamáveis e animais vivos, a não ser os domésticos, os franceses proíbem a entrada de remédios sem receita médica.

Já a Alemanha e a Suécia não permitem a entrada de bebida alcoólica e cigarros em grande quantidade.

Declaração de bens - É recomendável, ainda, ficar atento na hora do embarque por aqui. A alfândega brasileira não impõe muitas restrições à saída de bens de consumo, remédios e animais, desde que vistoriados pelo Ministério da Saúde.
Já no que diz respeito a um notebook, deve-se declará-lo antes de sair do Brasil. E o aparelho deve ter número de série, para evitar a troca por outro modelo mais moderno no exterior. A regra, aliás, serve para todo bem de consumo eletrônico.

* Lembrando sempre ao usuário de nosso portal que as informações e/ou valores acima citados podem sofrer alterações ou variações de acordo com regras ou outros fatores das empresas/órgãos/entidades/leis dos países apresentadas no texto.

Uol Viagens